Cartão de débito e crédito


Quais são as diferenças entre os diferentes tipos de cartões? Qual é o melhor cartão para comprar online? E para fazer compras físicas?
Neste artigo, mostramos as diferenças entre os diferentes tipos de cartões de pagamento, por que um tipo é mais adequado para determinadas coisas e qual cartão você deve evitar usar para obter dinheiro.

Cartão de débito

O cartão de débito é um tipo de cartão diretamente associado à sua conta corrente. Esse tipo de cartão geralmente é fornecido a você por seu próprio banco e, geralmente, está incluído na taxa de gerenciamento mensal ou anual dessa conta.

Para que serve? - É usado principalmente para sacar dinheiro do caixa ou pagar diretamente em uma loja com seu PDV. Com os cartões de débito mais modernos, você também pode comprar online.



Cobranças da conta - Quando você faz uma compra com cartão de débito, os fundos da sua conta serão imediatamente retirados. Para usar esse tipo de cartão, é necessário ter esses fundos na conta corrente em questão. Proteção de compra - As compras feitas com o cartão de débito não têm nenhum tipo de seguro. Em caso de fraude, mercadoria defeituosa ou se você não estiver satisfeito, terá que cuidar da sua conta de reembolso.
Circuitos - os cartões de débito normalmente usam circuitos Maestro, VPay ou Visa Electron. O Maestro é um circuito internacional de débito da Mastercard.


Uso no exterior - Em teoria, esse tipo de cartão pode ser usado em qualquer lugar em que você veja o logotipo correspondente. Mas, a realidade dos fatos é que, se você viajar apenas com um cartão de débito, poderá encontrar outros inconvenientes.

O cartão de débito projetado para viagens

Cartão Pré-pago O cartão pré-pago é semelhante aos cartões de débito, com a grande diferença de que não está conectado a nenhuma conta corrente. Você deve recarregar os fundos no cartão através do método permitido pelo próprio cartão. Hoje, os cartões pré-pagos se tornaram uma alternativa às contas bancárias.



Para que serve? - Cartões recarregáveis ​​são usados ​​para pagar tanto em lojas físicas quanto online e também para obter dinheiro com o caixa. Com aqueles que possuem IBAN, você também pode fazer e receber transferências. Eles não oferecem seguro para compras online. Cobranças da conta - nesse caso, as cobranças também são feitas diretamente na conta em questão. Se você não tiver os fundos necessários na conta para fazer a compra, a transação não poderá ser feita. Proteção de compra - Cartões recarregáveis ​​não oferecem seguro nas compras feitas com ele. Circuitos - Muitos dos cartões pré-pagos usam MasterCard ou Visa Electron. A vantagem de ter um cartão MasterCard pré-pago é poupar tudo quando você viaja, como veremos abaixo.

Use no exterior - Se o cartão pré-pago que você possui é da Mastercard, você pode usá-lo em qualquer lugar do mundo, em teoria, sem nenhum problema. Os cartões Visa Electron (que não sejam o Visa normal) também podem ser usados ​​no exterior, embora o Mastercard ainda seja mais popular do que seu adversário globalmente.

Cartão de crédito

O cartão de crédito está totalmente ausente dos anteriores. Não está diretamente associado a uma conta bancária, embora seja usado para cobranças. Esse tipo de cartão pode ser solicitado ao banco com o qual você normalmente trabalha, mas eles têm todo o direito de entregá-lo ou não. Para ter um cartão de crédito, você precisa ter uma renda demonstrável e um histórico de crédito impecável, mas, mesmo cumprindo esses requisitos, pode não ser o suficiente para ser entregue.

Para que serve? - Os cartões de crédito podem ser usados ​​para fazer compras tanto em lojas físicas quanto online, aluguel de carros ou para pagar as despesas da casa (eletricidade, gás, telefone, etc.). Embora também seja possível sacar dinheiro do caixa com esse tipo de cartão, ele é realmente considerado um adiantamento em dinheiro e pode levar a altas comissões.

Encargos por conta - Os encargos por conta de compras com cartão de crédito não são feitos imediatamente. As compras são pagas no mês seguinte à sua realização, após o encerramento do extrato da conta. Os fundos são retirados diretamente da conta. Não é necessário ter os fundos na conta no momento da compra, embora tenham que ser no mês seguinte, o dia em que as cobranças são feitas na conta. Caso você não possua esses fundos no dia em que o extrato for feito, você deverá pagar esse dinheiro mais os juros que o banco colocou, além de poder retirar o cartão de crédito.



Cartão de débito e crédito Cartão de débito e crédito Reviewed by Web Cell Finanças on outubro 23, 2019 Rating: 5